sábado, 1 de outubro de 2011

Salmo 23: A Ovelha do Pastor

Salmos 23:1
"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará."
Sem dúvida a passagem mais conhecida das Escrituras é o Salmo vinte e três, em especial o verso primeiro. Mas infelizmente são poucas as pessoas que realmente desfrutam das bênçãos ali escritas!  Isto porque nos detemos somente em analisar a descrição de Deus como o Pastor, e quais os benefícios que isto nos acarreta.  
Mas o que nós esquecemos é de analisar que tipo de ovelha nós temos sido para Ele, pois:
Para que Deus seja para nós como o Pastor deste Salmo, nós também temos que ser como a ovelha que é descrita ali!
Vejamos então três características fundamentais desta ovelha:
I- Confiança
O Salmo começa com uma declaração de fé “nada me faltará”, ou seja, a ovelha tem absoluta certeza que o Seu Pastor é plenamente capaz de suprir todas as suas necessidades. Assim também, para que Deus seja o Nosso Pastor, precisamos verdadeiramente crer no Seu grande poder e bondade para conosco.
II- Dependência
"Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas."
"Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do Seu Nome."
 Salmos 23: 2 e 3
Nestes versos encontramos a palavra guia-me, que nos mostra a total dependência de direção da ovelha para com o pastor, e, infelizmente, é justamente aqui onde mais falhamos como ovelhas, pois ao invés de nos submetermos à direção Divina, continuamos sendo guiados pelos nossos próprios desejos e emoções. É a ovelha que segue o pastor e não o pastor que segue as ovelhas é por isso que devemos submeter todas as nossas decisões ao Senhorio de Cristo, para que seja feita a vontade Dele e não a nossa.
III- Submissão
A ovelha deste Salmo sempre está pronta para ser corrigida, e mais, ela sente deleite na correção:
"a tua vara e o teu cajado me consolam."v.4
1- A Vara
Quando uma ovelha começa a ter atitudes inconvenientes no meio do rebanho, o pastor usa a vara para disciplinar a ovelha, assim também, o Senhor nos corrige:
"Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho." Hebreus 12:6
2- Cajado
Já o cajado é usado para resgatar a ovelha quando ela cai em um buraco, ou mesmo para trazê-la para mais perto do pastor, assim também o Senhor nos resgatou e nos trouxe para perto de Dele:
"Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo Sangue de Cristo chegastes perto." Efésios 2:13
A ovelha que anda ao lado do seu pastor está sempre protegida, pois a vara e o cajado também servem para proteger as ovelhas dos animais ferozes, assim também quando nos submetemos aos cuidados de Jesus, podemos passar pelo vale da sombra da morte sem temer mal nenhum, na certeza que Ele nos conduzirá as águas tranqüilas e a pastos verdejantes!

Um comentário:

  1. é verdade mesmo.. a gente tem que coloca Jesus como o único Pastor na nossa vida ter somente o controle Dele....

    ResponderExcluir