segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Casa Espiritual VIII: O Jardim Primeira Parte



"Jardim fechado és tu, Minha irmã, esposa Minha, manancial fechado, fonte selada" Cantares 4:12
Um jardim numa casa faz toda a diferença, pois deixa o ambiente muito mais bonito e agradável com suas variadas cores, formas, cheiros, etc.
Na Casa Espiritual, o jardim representa o deleite em que uma vida santa e consagrada  proporciona a Deus.
No Livro de Cantares de Salomão no capítulo 4 do verso 12 ao 16 vemos uma bela descrição que o Noivo (figura de Jesus) faz da Noiva (figura da Igreja) comparando-a com um jardim (com pomar):
"Jardim fechado és tu, Minha irmã, esposa Minha, manancial fechado, fonte selada"
Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes, o cipreste com o nardo.
 O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias.
 És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano!
Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no Meu jardim, para que destilem os seus aromas. Ah! entre o Meu Amado no jardim, e coma os Seus frutos excelentes!"
Levando para o âmbito espiritual, vemos aqui os requisitos fundamentais que o Jardim da nossa Casa Espiritual deve possuir, vejamos:
I-  Fechado
O Jardim do Éden era aberto, onde o diabo (a serpente) tinha livre acesso, mas agora este novo Jardim, que é o nosso coração, tem que estar fechado para o inimigo das nossas almas. Fomos comprados por um bom preço, somos agora propriedade particular do Senhor, por isso fomos selados com o Espírito Santo como sinal de propriedade e inviolabilidade:
"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa." Efésios 1:13 
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." Efésios 4:30
Cabe a nós o cuidado e a vigilância para não darmos lugar ao diabo:
"Não deis lugar ao diabo." Efésios 4:27
II- Frutífero
Para que nossa vida agrade a Deus é fundamental que ela produza frutos, pois é a marca do verdadeiro discípulo:
"Nisto é glorificado Meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis Meus discípulos."João 15:8
 Este fruto representa as atitudes de uma vida que foi verdadeiramente transformada por Jesus, isto é o fruto do Espírito Santo em nossas vidas
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Gálatas 5:22
"Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna." Romanos 6:22





Nenhum comentário:

Postar um comentário