sábado, 22 de outubro de 2011

O Verdadeiro Louvor I: “Os Cânticos de Sião”


 "A minha boca entoará o louvor do SENHOR, e toda a carne louvará o seu santo nome pelos séculos dos séculos e para sempre." Salmos 145:21
Ao meditarmos como o louvor é hoje ministrado nas igrejas, de um modo geral, verificamos que este louvor está cada vez mais se afastando do modelo Bíblico e se adequando aos valores mundanos, ou seja, o verdadeiro louvor está sendo profanado
Nesta nova serie de artigos quero mostrar alguns pontos fundamentais do Verdadeiro Louvor revelados na Palavra de Deus, a sua importância, e também os desvios, exageros e heresias que temos visto em nossos dias. 
Para começar, deixo uma breve reflexão a cerca do Salmo 137: 1 a 4
Os Cânticos de Sião
"JUNTO dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião. Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha?"
Neste Salmo vemos toda a indignação e tristeza do salmista quando os seus inimigos, que os tinham levado cativos, queriam que eles cantassem os cânticos de Sião (que eram exclusivamente para adorar a Deus) somente para satisfazer seus desejos humanos. Mas o salmista diz "Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha?", ou seja, como irei tomar aquilo que é para Deus a fim de agradar aos homens?
Infelizmente hoje, tem se preferido agradar mais o homem (com a desculpa de atrair almas para a igreja) introduzido todo o tipo de ritmo, costumes e inovações transformando o culto que seria para glorificar a Deus, num espetáculo que só agrada nossos sentimentos humanos.
Há! Que saudade dos cânticos de Sião, daqueles hinos que nasciam de uma profunda experiência que o autor tinha com Deus, e não meramente de um talento humano, letras fundamentadas nas Escrituras que eram verdadeiras mensagens e não chavões repetitivos que só massageiam o ego humano, melodias que elevavam o nosso espírito até os céus e não canções que só fazem as pessoas remexer o corpo, de hinos cujo único objetivo era adorar a Deus e não lucrar com a venda de CDs ou cachês para shows, nem tão pouco para autopromoção!
É tempo de nos prostrarmos e orarmos para que o Verdadeiro Louvor a Deus deixe de ser exceção e volte a ser regra em nosso meio.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário